Displasia Broncopulmonar
Você sabia que 1 a cada 10 bebês nasce prematuro?
A alta após a UTI neonatal, é a primeira batalha vencida. É fundamental que todo prematuro tenha acompanhamento multiprofissional assim que tiver alta hospitalar. E aí inclui o pneumologista infantil.
Displasia broncopulmonar (DBP) é a doença pulmonar crônica do prematuro. É definida como a lesão pulmonar em bebês que apresentam dependência de oxigênio aos 28 dias de vida com exames de imagem do pulmão alterados.
A DBP se desenvolve em lactentes que necessitam de ventilação mecânica prolongada e/ou suplementação de oxigênio para sua sobrevivência, o que pode ocasionar cicatrizes e prejudicar o desenvolvimento normal do pulmão.
As crianças com displasia apresentam alterações estruturais do pulmão e das funções respiratórias, e assim tem dificuldade para respirar, respiração acelerada, dependência de oxigênio, além de chiado no peito e tosse. Com o tratamento adequado , todos estes sintomas tendem a melhorar com o passar do tempo e com o crescimento pulmonar normal.
E o tratamento?
Diuréticos, corticoide inalatório, broncodilatador, vacinação em dia, suporte nutricional, tratamento de doenças associadas (cardiopatia, refluxo gastro-esofágico), imunoglobulina contra o Vírus Sincicial Respiratório (Palivizumabe), fisioterapia respiratória.
Enfim, uma jornada nada fácil, mas com o acompanhamento adequado, permitirá que seu bebê cresça e se desenvolva com saúde.